top of page

Porque as pessoas prosperam nos espaços de coworking

Nos espaços de coworking há diversidade de profissionais que trabalham juntos em um ambiente compartilhado. Apesar de os espaços de coworking terem surgido ao redor de freelancers, profissionais independentes e indústria da tecnologia, cada vez mais estes espaços têm sido incorporado às estratégias de negócios das organizações e têm favorecido os relacionamentos entre as pessoas.

Além disso, a relevância destes espaços está na cultura da comunidade profissional e da prosperidade na vida. Queremos te mostrar neste texto alguns fatores que levam as pessoas a prosperarem nos espaços de coworking.

Um sentido no trabalho

Ao contrário do escritório tradicional, nos espaços de coworking você encontra profissionais que trabalham em diferentes companhias, empreendimentos ou projetos. Quando se trabalha no meio de diferentes profissionais, há a convivência com diferentes saberes e experiências; isso desperta nas pessoas uma forte identidade com o próprio trabalho.

Embora existam políticas internas nos espaços de coworking, e até mesmo pequena competitividade, as pessoas não sentem que precisam ajustar o seu jeito ao trabalho; pelo contrário, a diversidade de habilidades e conhecimentos compartilhados nos espaços de coworking incentiva as pessoas a serem elas mesmas, terem a liberdade de criar a forma como trabalham e, obviamente, entregar resultados


Ser autênticas no ambiente de trabalho possibilita as pessoas reconhecerem o significado de seu trabalho. Fazer aquilo que gostam as tornam seguras com relação ao seu propósito profissional; elas sabem o que realmente importa e como devem fazer para obter bons resultados no trabalho.



Participar de uma comunidade profissional


Conviver e se relacionar com outras pessoas são razões porque algumas pessoas preferem trabalhar nos espaços de coworking ao invés de trabalhar em casa ou no isolamento de um escritório próprio.

A hospitalidade uns com os outros é o que prevalece nas comunidades profissionais dos espaços de coworking. Você simplesmente busca um lugar para trabalhar e, quando percebe, é mais do que isso; se torna parte de um grande ‘nós’: se socializa, faz amigos e parceiros, desenvolve projetos em equipe, concretiza negócios, é reconhecido pelas pessoas que trabalham no espaço.

A interação entre as pessoas é um fator que gera um forte sentimento de identificação com o espaço de coworking onde elas trabalham. Ter coisas em comum, não estar isolado, poder contar com os profissionais que dividem o mesmo espaço e trocar conhecimentos são as bases que fortificam os relacionamentos de quem trabalha nos espaços de coworking e só contribui para o crescimento desta rede de relacionamentos.

O que podemos aprender com os espaços de coworking?


Muito além de ser produtivo no trabalho, as pessoas encontram nos espaços de coworking a flexibilidade que precisam para sua vida. Consequentemente, melhoram sua qualidade de vida, se sentem mais dispostas e mais criativas.

Falando em criatividade, por serem locais de trabalho com opções alternativas, os espaços de coworking estimulam as pessoas a criar seu estilo de trabalhar; assim, elas enxergam o significado e propósito de seu trabalho.

Nos espaços de coworking os profissionais se permitem a mais conexões com as pessoas, se interagem e aumentam a comunidade profissional que participam. As pessoas se relacionam muito além de reuniões de trabalho ou de eventos.

A cultura presente nos espaços de coworking, a qual fundamenta-se em uma pessoa ajudar a outra, possibilita muitas oportunidades: a variedade de profissionais revela sua habilidade singular, o que contribui em complementar uma ideia, dar sugestões para uma dúvida ou compartilhar projetos.

A combinação de um ambiente físico de trabalho bem planejado e a experiência profissional das pessoas também somam aos altos níveis de prosperidade em se trabalhar no coworking: o apoio que as pessoas encontram nestes espaços para serem autênticas é um grande estímulo para sempre buscarem a dar o melhor de si no que fazem.

E então, que tal você prosperar em um coworking?

Sempre estamos preocupados em entregar bons resultados em nossos trabalhos; com certeza, isso é fundamental. Obviamente, ninguém trabalha sozinho! Conseguimos bons resultados naquilo que fazemos, muitas vezes, nos relacionamentos e parcerias que estabelecemos com as pessoas.

Trabalhar em ambientes diferentes, experimentar novas situações no trabalho, se inspirar para novas ideias... isso é o que os espaços de coworking contribuirão para que você prospere não apenas em sua vida profissional, mas em sua vida pessoal também.



bottom of page